O último final de semana foi marcado pelo 1º Rodeio da Cidade de Campos Borges, nos dias 30,31 de julho e 1º de agosto. O acontecimento marcou a volta dos costumes tradicionalistas na região, e ocorreu no Parque Municipal de Eventos Grápia.
A organização do torneio foi promovida pelas seis entidades tradicionalistas do município. Os CTGs Galpão Hospitaleiro e Tapera Velha e os Piquetes de Laçadores Porteira Aberta; Negrinho do Pastoreio; Estampa Crioula e Os Charruas, com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e demais patrocinadores.
Na abertura oficial fizeram-se presentes autoridades municipais e religiosa, além da participação dos patrões Roberto Diego de Oliveira (Conselheiro do Movimento Tradicionalista – MTG); Carlos Eduardo da Silva (vice-diretor de Laço do MTG); Ronildo Moraes (diretor campeiro da 14° Região Tradicionalista) e Áureo Rodrigues ( coordenador da 14°).
“Para abertura da temporada, e volta dos rodeios, foi espetacular! O rodeio foi bem produtivo sim,e o pessoal das entidades estão de parabéns,” destacou o coordenador da 14º. Segundo ele, o evento contou com a participação de cerca de 63 municípios do Rio Grande do Sul, com a presença de aproximadamente 400 pessoas, entre participantes e acompanhantes, tudo conforme o previsto pelos organizadores, seguindo as medidas de segurança contra o Coronavírus.
Conforme explica Áureo, os futuros eventos tradicionalistas já estão sendo organizados e aos poucos vão voltando ao antigo normal. “Sábado, agora, dia 07, no Sinuelo das Coxilhas, vamos fazer um encontro de patrões da região, onde será elaborado o calendário de eventos para a temporada 2021/2022. No dia 04 de setembro, vamos acender a Chama Crioula na cidade de Anta Gorda, onde vai sair um grupo de cavalarianos que vai até Sobradinho com essa chama. Já temos também no dia 07 de setembro, a Ciranda das Prendas, mas tudo está sendo pensado e programado para seguir os protocolos de segurança, bem certinho”, finalizou.