Offline
ESPUMOSO: Produção local de morangos: qualidade e sabor
AGRO
Publicado em 27/07/2021

A produção local de morangos tem crescido no país devido à maior qualidade e sabor exigida pelos consumidores. Além disso, a obteção de alimentos produzidos por produtores locais mantém o preço final dos produtos mais atrativos aos clientes finais, uma vez que não sofre tanto efeito do aumento dos combustíveis. A HortaHome morangos hidropônicos é uma empresa rural localizada em Linha Santa Catarina, interior de Espumoso. A proposta do projeto é produzir morangos no sistema semi-hidropônico em ambiente controlado (estufa) e utilizar o Manejo Integrado de Pragas, onde várias práticas de controle de insetos e doenças auxiliam no manejo preventivo de doenças.

►Atividade e e ciclo de produção

A empresa foi montada por 3 profissionais rurais que conduzem a produção de forma colaborativa. “O Alisson Oliveira e a Cibeli Moraes moram na propriedade e auxiliam nos processos gerais de cuidado da estufa, eu auxilio no manejo das plantas, fertilização e aplicação de produtos” diz Manoeli Lupatini, Eng. Agrônoma e Drª em Ciência do Solo e Microbiologia, responsável pelo projeto (Contato: 55 991411174; Instagram: @horta_home) (Imagem A). O morango tem um ciclo produtivo de 8 meses ao ano, de maio até janeiro (Imagem B). Essa é a época em que mais exigida mão de obra, pois as plantas precisam ser manejadas diariamente. A proposta da empresa também é fornecer morangos com elevada qualidade e frescos, colhidos e entregues diretamente para o cliente. Também há possibilidade do cliente ir buscar o morango na propriedade ou colher na estufa. “Morangos colhidos e entregues direto para o consumidor são mais saborosos, pois são colhidos mais maduros do que os morangos encontrados em mercados e fruteiras, os quais são retirados mais verdes para permanecer mais tempo na prateleira ou em câmaras frias”. 

►Ambiente controlado

Os morangos são produzidos em estufa agrícola. Esse tipo de cultivo protege as plantas de chuvas e baixas temperaturas, além de prevenir a entrada de insetos. Além disso, os morangos são produzidos em bancadas, plantados em substratos e não diretamente no solo. “O cultivo do morangos nesses sistemas ajudam a manter um ambiente ideal para produção dos frutos e evitar que chuvas e insetos, como formigas danifiquem as plantas. Além disso, impede que o fruto entre em contato com o solo, uma fonte de patógenos que causa apodrecimento de frutos. Tudo isso nos ajuda a evitar o uso de defensivos químicos e a prevenir com maior eficiência os danos de pragas”, diz Manoeli.

►Manejo Integrado de Pragas 

A intenção é produzir morangos sem a utilização de defensivos agrícolas. “Trabalhamos com foco no manejo preventivo, controle biológico e uso de extatros vegetais para controle de patógenos e insetos” diz Manoeli Lupatini. O controle biológico, principal método de prevenção de doenças utilizado, é realizado usando a bactéria Bacillus e o fungo benéfico Trichoderma. Além disso, produtos voltados à linha ecológica, como o óleo de citrolena e o d-limoneno, são utilizados para prevenir insetos, ácaros e pulgões. Também são utilizados alguns produtos sanitizantes, como o ácido cítrico, que elimina os microrganismos prejudiciais. “Tomamos muito cuidado com as doenças que são trazidas por nós mesmos para dentro da estufa. Antes de realizar os tratos culturais, utilizamos álcool nas mãos para evitar o espalhamento de esporos de fungos”. O uso de químicos para controle de doenças será utilizado em situações em que não foi possível o controle eficiente. 

►Rastreabilidade

Rastreabilidade será uma exigência para produtores entregrarem seus produtos para mercados e fruteiras até 2023. Isso facilita que o cliente saiba o que e quando foi aplicado ou não um defensivo químico e se o lote do produto respeitou o período de carência. “Teremos um controle de quando e o que foi aplicado, tanto de produtos ecológicos quanto de produtos químicos para cada lote de morangos colhidos. Com isso, o cliente saberá quando algum lote recebeu os produtos ecológicos ou químicos”

Comentários
Comentário enviado com sucesso!