Offline
ESPUMOSO: Laranja: da produção até a sua mesa
AGRO
Publicado em 17/07/2021

 

 

Já pensou em consumir laranja recém colhida e direto do produtor? Você sabia que isso é possível pois existem produtores de laranja locais? A família Bernardon produz laranjas na localidade de Bela Vista, a 10 Km da cidade de Espumoso. A produção do citros é uma das principais fontes de renda da família, a qual tem orgulho de contar a sua trajetória como produtores rurais e produtores dessa impotante fruta. Os três irmãos, Euclides, Nelson e Délcio Bernardon, começaram com pouco menos de 2 ha de área plantada e hoje, 28 anos depois, conduzem aproximadamente 16 ha de pomar, onde estão implantadas quase 8.000 plantas. “A maior parte do pomar é conduzido com a cultivar Valência, a qual tem o pico de produção entre outubro e janeiro no RS. Outra parte menor do pomar é produzida a cultivar Selecta, uma cultivar de inverno, a qual tem o seu pico de produção no mês de julho” diz o técnico agrícola Eduardo Bernardon, filho de um dos irmãos. A produção é voltada para da laranja de mesa devido à excelente qualidade do fruto, que contêm um equilíbrio entre a acidez e a quantidade de açúcar, tornando-se muito apreciado para o consumo in natura.

Todo o manejo e condução do pomar, desde a implantação, até a colheita das frutas é realizada pelos membros da família. “As laranjas são colhidas por nós e entregues para compradores ou intermediários que buscam os frutos para distribuir em redes de comércio do RS e para outros estados. Apenas uma pequena parte dessa produção permanece no município” conta os produtores Euclides e Délcio.  Apesar de haver pomar de laranja aqui na região, o comércio local não absorve essa produção. “Como a produção é sazonal, temos picos de produção em alguns meses do ano, o comércio local ainda prefere obter laranja de fora do estado para manter a constante oferta durante o ano para o público”. Alguns comerciantes locais adquirem uma pequena parte dessa produção: “valorizamos muito a obtenção da nossa produção pelo comércio local, uma vez que o nosso produto permanece na região e muitas vezes conseguimos viabilizar negócios onde ambas as partes saem ganhando” avalia Délcio. Além disso, apesar de pouco comércio direto, vários clientes buscam laranjas diretamente na propriedade para consumo próprio. “Clientes que buscam um alimento mais saudável e de qualidade tirado diretamente do pé, sem passar por câmaras frias e sem passar por intermediários, buscam o nosso produto aqui mesmo na propriedade” conta Euclides.

Além da renda gerada para o sustento de três famílias, a produção de laranja dos irmãos Bernardon trazem outros benefícios para a região. Uma delas é a manutenção dos jovens no campo. Os dois filhos do Euclides Bernardon e da sua esposa Márcia, Eduardo e Rafael, moram na propriedade da família e auxiliam nos tratos culturais do pomar e na organização da colheita e comercialização. “Apesar de trabalharmos em empresas privadas, pretedemos permanecer na propriedade para dar continuidade à produção da citros” diz Eduardo. Além disso, também há geração de empregos temporários durante o pico da safra, quando entre 10 a 30 pessoas pessoas são contratadas para a colheita da laranja. Outra possibilidade de geração de renda através da produção da laranja é a criação de agroindústria. Um dos irmãos, o Nelson Bernardon, além da comercialização da laranja in natura, também possui uma produção caseira de suco de laranja em Campos Borges, sendo que a comercialização desse produto é realizada de forma direta, isso é, o suco é feito e entregue direto para o consumidor.

Assim como a produção de laranja pela família Bernardon traz inúmeros benefícios para a economia regional como a geração de renda, manutenção do jovem no campo e geração de empregos, outros empreendimentos rurais também podem ajudar no desenvolvimento regional. Precisamos de mais pessoas que tenham consciência de que a agricultura local é a base para a produção de alimentos e que tanto poderes público quanto empreendimentos privados podem se beneficiar desse modalidade de empresa rural, auxiliando no desenvolvimento regional e geração de empregos para inúmeros jovens e adultos que estão a procura de trabalho nesse momento delicado que estamos vivenciando. Quem quiser entrar em contato, pode conversar com a família Bernardon pelo número 54996793352.

Fonte: Manoeli Lupatini - Sócia-proprietária da HortaHome morangos hidropônicos

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!