A primeira etapa desenvolvida pelo Programa Saúde na Escola foi realizada com sucesso. Os trabalhos foram voltados para ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. A equipe de coordenação do Programa no Município agradece a participação de todas as escolas, professores e alunos que de forma presencial e remota fizeram um lindo trabalho de conscientização.
As ações do Programa iniciaram no mês de junho na rede pública municipal e estadual de ensino de Salto do Jacuí por meio de um trabalho em rede entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Secretaria Municipal Educação e Cultura, escolas, direções e professores.
Em Salto do Jacuí, o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal é coordenado pela representante da Atenção Básica, Melissa de Lara da Rosa e a representante da Educação, Elisângela Rabuske.
Contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e educação é o que visa o Programa Saúde na Escola.
“É um programa que reúne educação e saúde e apresenta atitudes preventivas para as crianças que irão levar para suas casas essas ações positivas. Além disso, estamos agindo com uma geração de crianças que serão mais conscientes agora e no futuro”, disse Melissa.
A coordenadora Elisângela destaca a importância desse programa que une escolas, famílias e saúde, em ações preventivas que ajudem em temas essenciais na qualidade de vida dos cidadãos.
Entre as ações metas pactuadas no PSE, no ciclo 2021/2022 ainda estão:
2 - Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas;
3 - Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
4 - Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos;
5 - Prevenção das violências e dos acidentes;
6 - Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças;
7 - Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
8 - Verificação da situação vacinal;
9 - Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
10 - Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
11 - Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
12 - Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
13 - Prevenção à Covid-19 nas escolas.