Offline
Moradores de Campos Borges passam final de semana sem água
03/07/2021 10:48 em NOTICIAS

Além das intensas chuvas e temporal de granizo, o último final de semana foi marcado pela falta de água na cidade de Campos Borges. Segundo relatos da população,  o término ocorreu na madrugada de sábado (24) para domingo (25), tendo retorno do fluxo habitual somente na tarde de segunda-feira, dia 26 de junho.

Já há alguns meses, Campos Borges tem apresentado uma série de problemas em relação à falta de água. De acordo com o gerente da Corsan de Salto do Jacuí, Mauro Castro, que corresponde aos municípios de Alto Alegre e Campos Borges, no que se refere ao abastecimento de água, o problema começa com a questão geográfica da região. “O problema de Campos Borges, começa pela questão geográfica da cidade. O município tem duas partes altas (Prefeitura e Cotriel). A água sempre procura a parte mais baixa, e temos um poço próximo a Prefeitura e outro atrás da Cotriel, onde se forma uma bacia. A água procura a parte mais baixa, e quando dá um problema lá embaixo, algum vazamento, automaticamente as partes altas ficam sem água”. 

O segundo viés diz respeito às redes antigas da cidade, conforme explica Mauro. “ A redes foram soldadas em cima de pedras. Como ficaram em cima de pedras, as redes se rompem muito fácil. Então sempre tem problema de vazamento em Campos Borges devido a isso”. 

A justificativa dada pelo gerente, pela falta de água durante o final de semana e parte de segunda-feira, foi o mau tempo que trouxe fortes chuvas à região. “Nesse caso, é a questão climática também, a ‘chuvarada’. Ali deu problema na parte elétrica, molhou parte de um poço, que acabou desligando e acabou queimando os equipamentos e ocasionou todo esse problema”. 

Os camposborgenses tiveram o retorno da água corrente somente na segunda-feira à tarde, alguns só na terça-feira (27). “Então entra, a partir disso, a questão da Corsan que tem uma regional, a qual Campos Borges pertence, que atende 83 municípios. O que acontece é que há uma equipe de plantão, neste final de semana duas, mas essas equipes têm que atender todas as cidades da regional. Em Campos Borges o pessoal demorou para chegar, para solucionar os problemas, devido às demandas de outras cidades”.

Uma solução para a solução contratempo já está sendo estudada pela Corsan, de acordo com Mauro. “A cidade é atendida por dois poços, o poço 9 e o 5. Estamos no final do processo para montar um poço novo que está aberto há muitos anos. Já fizemos o cercamento, abrigo dos equipamentos elétricos e logo vamos dar início à montagem do poço, o qual acredito que vai resolver todos os problemas de falta de água na cidade de Campos Borges”.

A falta de água no município não é novidade. Os moradores de Campos Borges vêm sofrendo com esse problema há muito tempo, e através das redes sociais manifestam suas insatisfações em relação ao atendimento da empresa. 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!