Na manhã de quinta-feira, 1º, aconteceu no Ginásio da Comunidade do Depósito, formação para alunos integrantes do Projeto Cotriel Educando para o Campo. Na ocasião, a psicopedagoga de Carazinho, Josiana Hertel abordou aos estudantes assuntos como a “Árvore da vida”, onde os alunos puderam refletir sobre a sua vivência, desafios e seus sonhos, dedicação que precisa ter para chegar aos seus objetivos e a importância de buscar o crescimento com esforço, foco e determinação.
Estiveram presentes alunos das escolas de Espumoso Augusto Peruzzo, do Pontão do Butiá, Emílio Henrique Schmidtt, do Campo Comprido e Imaculada Conceição do Depósito. A secretaria de educação foi representada pela Secretária Magali Oliveira, além das coordenadoras do programa, Janesca Ozelame e Cristiane Bonacina Vione. A Cotriel foi representada pelo gerente da Unidade do Depósito, Evandro Lupatini e o auxiliar de comunicação, Luciano Zanon.
Projeto Cotriel Educando para o Campo.
O principal pilar da iniciativa, será o tema sustentabilidade. O projeto tem o apoio da Cotriel, e é voltado a alunos do 6º ano do ensino fundamental, sendo que a assessoria pedagógica ficará a cargo da Secretaria de Educação de Espumoso. Além das escolas espumosenses, participam os educandários de Alto Alegre, com a Escola Princesa Isabel, da comunidade de 13 de maio, Escola Menino Deus, de Campos Borges e escolas Escola Leonel de Moura Brizola e Roberto Textor, de Jacuizinho.
Iniciado em maio, com a apresentação do Projeto Regional e a formação dos professores, o cronograma prevê ainda no mês de julho a conclusão da formação dos profissionais e de julho a novembro o desenvolvimento do projeto nas escolas, sendo que no mesmo mês estão previstas as apresentações dos cases de sucesso. No projeto estão previstas oficinas sobre sustentabilidade, com Andréia Dalmolin e sobre a parte de horticultura e lavoura, com o técnico agrícola da Cotriel, Rafael Klein e animais, com o médico veterinário da Cooperativa, Marcial Camargo Filho. Ketty Pinto Corazza, vai desenvolver formação sobre alimentação saudável, além da psicopedagoga Josiana Hertel, que fará formação para motivar os alunos. A coordenação do Cotriel Educando para o Campo será de Janesca Stefenon Ozelame e Cristiane Bonacina Vione, da Secretaria de Educação de Espumoso, que também é responsável pela coordenação pedagógica. O apoio será da Cotriel.